segunda-feira, agosto 25

Balanço da Volta a Portugal


Uma Volta interessante, principalmente do ponto de vista táctico com a Liberty Seguros a dominar já que foi sem dúvida a equipa mais forte e também com o líder mais forte, pois penso que entre Guerra e Blanco as diferenças eram mínimas, isso reflecte a classificação geral. A esta hora o Sr. Américo Silva deve estar a reflectir sobre o fracasso da sua equipa, pois apesar das três vitórias de etapa, com uma equipa destas deveria ter conseguido vencer a Volta, deverá sentir-se muito frustrado. Então o que falhou na Liberty?

A Torre. Foi este dia e a abordagem que a Liberty fez, que deu a vitória a Blanco. Américo Silva foi para esta etapa mais preocupado com o Benfica pois Azevedo, Candido e Plaza supostamente eram as principais ameaças e pelo sim pelo não, enviou Rui Sousa para o que der e vier, como forma de garantia. No entanto não esperava uma grande corrida por parte de David Blanco que ganhou terreno a Guerra por simples distração, já que o segundo marcava Plaza nessa altura, e assim criou-se uma espada de dois gumes para a Liberty; por um lado Guerra atrás de Blanco, e Rui Sousa com uma vantagem mínima. Então o que restava à Liberty fazer? Muito pouca coisa, seria muito difícil esta equipa conseguir vencer a Volta ainda mais porque o Tavira esteve muito bem, com Nelson Vitorino, Garrido, David Livramento e Ricardo Mestre à altura dos acontecimentos. No entanto um dos erros fatais foi o número de tentativas por parte da Liberty, num dia manda Ribeiro que ganhou a etapa muito bem, no outro mais dois ou três corredores seus (Nuno Ribeiro, Vitor Rodrigues...), e no dia a seguir na Srª da Graça, nova dose outra vez!!!
Ou os seus corredores seriam incansáveis ou não sei, o que havia a fazer era esperar pela última etapa e lançar todos os seus dados, como se viu o Guerra teria que deixar Blanco não na última subida mas antes, e aí os seus colegas teriam que estar o mais fresco possíveis.

Olho então para a 10ª etapa do Tour de France deste ano, onde a CSC degolou todas as hipóteses de Valverde, Cunego e mais alguns, vencerem o Tour de France. Nem sempre poderá correr bem, mas no dia 14 de Julho (dia da Bastilha) a CSC foi genial, começou as suas movimentações na penúltima subida do dia, e entretanto já tinha lançado Cancellara no princípio da etapa. Até à subida final entre os dois picos da etapa, Voigt e Cancellara rebocaram os seus três principais líderes e conseguiram manter uma vantagem superior a um minuto e meio à Caisse d’Epargne. Transpondo para a Volta, é obvio que a Liberty teria que fazer alianças para obter sucesso, frente ao Benfica e principalmente o Tavira a liderar o pelotão, ficou demonstrado que poucas hipóteses teriam, talvez Madeinox-Boavista com o Tiago Machado a ser beneficiado, e mesmo a Contemplus Murcia com Palomares a ser levado, ficariam as condições para que estas tivessem objectivos comuns. Só assim os homens da Liberty poderiam sair a ganhar, claro que sacrificando alguns, como acabou por acontecer mesmo sem atingirem o principal objectivo.


O principal duelo que emocionou esta corrida por vários dias.


É sem dúvida mais fácil analisar e reportar os erros depois de cometidos, do que prevê-los e evitá-los, no entanto Américo Silva falhou redondamente nas apostas que fez. Uma equipa e uma oportunidade destas não terá novamente, eu apostei em Hector Guerra para a vitória, e ele poderia muito bem alcançá-la.

Muitos parabéns ao Tiago Machado, não esperava que recuperasse a camisola laranja e conseguiu, entrou também no top 10 como era o seu objectivo.
Quanto ao David Blanco, muitos poucos teriam esperança que ganhasse (1 votação no blog), mas foi um justo e merecido vencedor, assim como Hector Guerra que embelezou a vitória do seu compatriota.


Foto cedida por: Ciclismo Digital

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostava de saber como é que consegues ver a alimetria duma subida pelo Google Earth?

Anônimo disse...

*de uma

SempreNaRoda disse...

Quanto às inclinações que meti nas subidas, vi pelos gráficos do site da Volta. Em termos de percentagem não sei se tem alguma ferramenta, mas podes fazer manualmente...