sábado, agosto 23

Balanço da 9ª etapa

Ora depois da tão aguardada 9ª etapa da Volta a Portugal está na hora de fazermos um balanço. Foi uma prova emotiva de principio a fim (para quem tem RTPN) com muitos ataques, espectáculo e emoção. Acabou por justificar a distinção de etapa rainha da prova. Sem mais, vamos então analisar esta corrida focando-nos no elemento essencial a uma vitória de qualquer ciclista: a equipa.

Palmeiras Resort Tavira: foi a equipa da etapa sem qualquer dúvida. Com uma inteligência muito grande e uma frieza incrível esta equipa foi sempre capaz de controlar a etapa da forma que mais lhe conviu. os seus ciclistas mostraram-se muitos fortes e souberam gerir muito bem as suas forças até à subida final e só deixaram o seu líder, David Blanco sozinho quando já faltavam poucos quilómetros para a linha de meta. Se há vitórias nas quais a equipa tem vital influência esta é uma delas com um trabalho que roçou a perfeição. Por fim, não nos podemos esquecer de David Blanco que com o magnífico trabalho já descrito por parte da sua equipa aliado às suas grandes qualidades não poderia não ser considerado o principal favorito à vitória final da Volta a Portugal.

Liberty Seguros: na minha opinião esta equipa jogou muito mal as cartas que possuía. Rui Sousa era primeiro, Guerra terceiro, Gil quarto e Nuno Ribeiro sexto. Nuno Ribeiro foi muito mal usado tanto ontem como na 7ª etapa; a sua sexta posição era uma clara mais valia táctica para a Liberty Seguros que nem a sua vitória em etapa justificava sacrificar. Todo o esforço despendido por este ciclista em ataque com pouca utilidade veio a pagar-se caro com a sua total incapacidade de ajudar quando foi necessário. Koldo Gil lançado numa fuga com o então camisola amarela Rui Sousa foi das coisas mais surpreendentes e inexplicáveis que já vi. Será que alguém dentro da Liberty pensou que as outras equipas iriam deixar o 1º e o 4º ganhar uma vantagem superior a 2 minutos?? Ao que parece sim, e erradamente. Este acto queimou imediatamente Gil e Sousa tanto para a geral como para a etapa. Tudo isto fez com que Guerra ficasse sozinho à mercê do trabalho do Tavira, sem ter colegas que pudessem "destroçar" a equipa de Blanco de forma a deixá-lo sozinho. Basicamente o resultado de tudo isto foi visto na chegada com um Rui Sousa e um Koldo Gil em queda total, um Nuno Ribeiro que nem se viu e um Guerra impotente perante a facilidade de Blanco durante a etapa.

Benfica: sem fazer praticamente nada a equipa do Benfica foi uma das grandes beneficiadas do dia. Não precisou nem de trabalhar nem de atacar para vêr Ruben Plaza aproximar-se muito da terceira posição que com mais ou menos facilidade creio que a ela chegará amanhã. Cândido Barbosa subiu igualmente um lugar na classificação geral individual sem qualquer ataque. Basicamente a Liberty foi a grande responsável pela boa etapa que acabou por ser esta 9ª tirada para o Benfica.

2 comentários:

carneiro disse...

plenamente de acordo com a sua análise.

Os 3 ultimos dias da Liberty têm sido uma tonteria completa. Na Senhora da Graça, jogou apenas na falta de capacidade (que não se verificou) do Tavira para perseguir a fuga.

Ontem é que teria sido o dia para o Nuno Ribeiro fugir de longe, deixando Sousa e Gil para esticar na última subida a preparar o lançamento do Guerra. O tavira teria de perseguir o Ribeiro durante a etapa e na ultima subida só teria o Mestre e o Vitorino para ajudar o lider.

Mas isto, é um amador a falar...Eles é que ganham o dinheiro e arriscam na profissão.

Anônimo disse...

Os técnicos portugueses nada aprenderam com as equipas de Lance Armstrong e com o ciclismo que se pratica hoje. O Benfica perdeu porque pretendeu defender a amarela ganha no prólogo. A Liberty
perdeu porque nas etapas intermédias, após conquistar a amarela, não permitiu que os principais adversários atacassem, benefeciando ela própria desses movimentos, pois tinha 4 homens para o pódio, esperando pelas etapas de montanha onde a táctica foi desastrosa. Quem beneficiou com tudo isto e bem, foi a Palmeiras Resort Tavira que soube esperar pela penúltima etapa para aguentar a posição do David Blanco.
Parabéns ao Tavira.