quinta-feira, agosto 14

Percurso da 3ª etapa (subida à Torre), dia 16 de Agosto

Vou fazer uma descrição da primeira etapa decisiva na classificação geral. A subida à Torre que este ano começa cedo, não será pelo lado a que habitualmente é escalada, mas pelo lado oposto.

Começemos então pelo princípio, a partida será feita em Idanha-a-Nova e segue-se uma longa planície de 40km até à cidade do Fundão onde haverá uma meta volante.

clicar na imagem para ampliar.

Depois segue-se mais 30km sem obstáculos até Unhais da Serra onde se situa mais outra meta volante, antes dessa aldeia, situa-se a zona de reabastecimento. Até aqui não passou de aquecimento, provavelmente uma fuga já está a fazer o seu trabalho, mas depois de Unhais da Serra começa a primeira subida, uma de 2ª categoria até ao Alto Teixeira.

clicar na imagem para ampliar.

Já agora convém referir que o o traçado está diferenciado com cores.

Roxo - plano
Amarelo - subida não muito inclinada
Vermelho - subida íngreme
Verde - descida

Depois desta subida segue-se uma descida até Vide, aí a maioria dos sprinters já ficou para trás mas os que sobreviveram enfrentam agora a ascenção ao Alto da Portela do Arão, uma subida de 10km com rampas de 11%.

clicar na imagem para ampliar.


Depois da primeira grande dificuldade os corredores irão até Seia ode existe a terceira meta volta do dia para se prepararem para a a parte decisiva.


clicar na imagem para ampliar.


Pelo que li a subida é inédita na Volta a Portugal, começa com rampas de 13%, a parte mais dura. Antes da chegada ao Sabugueiro uma breve descida que antecede mais outra dificuldade, aí serão 20 km sempre a subir até à Torre.

clicar na imagem para ampliar.

Fica aqui mais uma imagem do panorama da etapa.


clicar na imagem para ampliar.


Imagens tiradas do programa Google Earth.
Obrigado ao CrashDan (podiumcafe.com) pelas dicas.

Nenhum comentário: