domingo, agosto 17

Serra da Estrela

Esta é a subida que quando quer que apareça tem sempre uma importância fulcral na Volta a Portugal. Este texto será um resumo da minha leitura da etapa de ontem.

- David Blanco o mais forte - após a etapa de ontem David Blanco tornou-se o principal candidato à vitória final da Volta a Portugal. Ainda temos muita volta pela frente, é certo, mas a sua prestação ontem foi excelente, superiorizando-se a toda a concorrência. Se juntarmos a isto o facto de ele ter lutado contra dois adversários (Koldo Gil e Hector Guerra subiram a serra juntos, ajudando-se mutuamente) concluímos facilmente que o corredor do Palmeiras resort Tavira está em grande forma. Para finalizar, se se lembram foi na etapa da Torre que ele perdeu muito tempo no ano passado o que o torna ainda mais candidato já que teve uma óptima prestação na mesma etapa, este ano.

- Liberty insuficiente - Rui Sousa não tem estofo para liderar esta equipa, apesar da magnífica vitória que obteve. Portanto o facto de Guerra e de Gil terem sido batidos por um Blanco totalmente sozinho não deve ter caído muito bem ao seu director desportivo. Se a Liberty quer mesmo vencer a Volta a Portugal terá de melhorar substancialmente porque o que fez na subida à Serra não será suficiente para bater Blanco.

- Benfica mal no mercado - já tinha esse medo e ontem ele veio a confirmar-se: o Benfica movimentou-se muito mal no mercado de transferências nesta época. José Azevedo confirmou o ano passado que não consegue vencer a Volta a Portugal portanto, a menos que aceitasse trabalhar para Plaza deveria ter sido preterido. Cândido Barbosa é um corredor excessivamente completo o que faz com que não seja realmente muito bom nalguma especialidade o que o impede de vencer a Volta a Portugal. Ruben Plaza foi uma contratação acertadíssima. Defende-se muito bem na montanha e no contra relógio é o mais forte do pelotão... mas precisa de um apoio à altura. O Benfica deveria ter contratado um ciclista com as características do Koldo Gil, por exemplo. Viu-se claramente na etapa de ontem que faltava alguém a Ruben Plaza e que se ele lá tivesse esse alguém apenas perderia tempo para David Blanco (que se apresentou mesmo muito bem).


Nenhum comentário: