quinta-feira, setembro 4

Portugal nos Mundiais



Ora bem o início da Volta a Espanha marca também o início da preparação para muitos atletas que usam a prova espanhola como preparação para os Mundiais que se realizam parcos dias após a Vuelta. Este ano a prova será disputada em Varese, Itália, e Portugal contará com a presença de 6 ciclistas a defender as suas cores. Apesar de ainda não se saber em rigor qual será essa meia dúzia de elementos que representará Portugal, a lista de pré-seleccionados já está definida. Ela é composta por: Nelson Vitorino e Ricardo Mestre (Palmeiras Resort-Tavira), Nuno Ribeiro e Rui Sousa (Liberty Seguros), José Mendes e Cândido Barbosa (Benfica), Hélder Oliveira (Barbot-Siper), Tiago Machado (Madeinox-Boavista) e Sérgio Paulinho (Astana).

Penso que nesta pré-selecção impera o pragmatismo, não havendo grandes surpresas. Todos os visados já deram internamente mostras de grande valia pelo que constituem o melhor que o ciclismo português apresenta de momento. Talvez a maior surpresa nesta pré-selecção seja a inclusão de Hélder Oliveira, corredor cujas características são pouco conhecidas pela maior parte dos entusiastas do ciclismo. Sinceramente apenas o conheço de rápidas leituras pelo que pouco me ficou na memória acerca dele e uma pesquisa na internet também não ajudou muito. Em todo o caso tenho de confessar que não desgosto desta pré-convocatória porque, como já mencionei em cima, reúne os nossos melhores corredores da actualidade. José Mendes, Ricardo Mestre e Tiago Machado são jovens portanto, caso se confirme a sua presença no mundial será um óptima oportunidade para ganharem experiência internacional e experiência de fazer uma prova de 250 quilómetros. Nelson Vitorino e Rui Sousa são ciclistas muito semelhantes em tudo mas cuja utilidade prática na prova vai ser pouca. A sua veterania não inclui muitas corridas superiores a 200 quilómetros o que faz com que lhes seja muito difícil ser de alguma utilidade para os outros. Por fim, Cândido Barbosa, Nuno Ribeiro e Sérgio Paulinho são as esperanças de conseguir um bom resultado apesar de achar que os dois primeiros só lá estão por falta de alternativas; ambos já mostraram que não são muito dotados para esta prova, principalmente de resistência. Paulinho é mesmo a grande esperança portuguesa porque o facto de competir no estrangeiro permite-lhe fazer provas semelhantes aos Mundiais, pelo que já saberá com o que contará. Será difícil outra proeza igual à dos Jogos de 2004 mas um top 15 não seria mau.

Em suma, penso que a nossa selecção é fraca quando comparada internacionalmente e que só temos um corredor com hipóteses de discutir os 10/20 primeiros postos. Contudo, são os melhores que temos cá em Portugal pelo que temos de aceitar estas escolhas.

Apostas para a convocatória (esta não é a minha preferência; é a que acho que vai ser feita pelo seleccionador):

- Nuno Ribeiro;

- Cândido Barbosa;

- Rui Sousa;

- Sérgio Paulinho;

- Tiago Machado;

- Hélder Oliveira.

Objectivo: top 15. É muito ambicioso mas ficar no top 30 é como ficar em último. Para a participação portuguesa ou de qualquer outra nação ser notada, no mínimo um top 15 tem de ser alcançado.


Texto da autoria de Lopes

Nenhum comentário: