segunda-feira, setembro 15

Portugal vence Taça das Nações.

Acabou ontem a última etapa da Taça das Nações onde a selecção portuguesa nas diversas provas conseguiu amealhar mais pontos que qualquer outro país, venceu assim este troféu.

Tudo começou com o GP de Portugal onde Vitor Rodrigues fez uma brilhante corrida culminando com a vitória na última etapa. Com certeza um dia que não esquecerá pois mesmo depois de um furo quando já andava fugido, conseguiu chegar isolado no Alto de Stª Quitéria acabando assim em primeiro da Geral, repetiu a mesma posição que um há ano atrás.

A partir daí foi Rui Costa que assumiu as rédeas da nossa selecção, no Giro delle Regioni em Itália, o benfiquista apesar da vitória na 4ª etapa não conseguiu repetir a vitória da Geral como em 2007, ficou em 2º atrás de Vitaliy Buts. Vítor Rodrigues foi o segundo melhor português acabando na 8ª posição da Geral.

Em Junho foi a vez do Canadá acolher mais uma etapa, o Coupe des Nations Ville de Saguenay. Rui Costa venceu novamente uma etapa e ficou em 2º lugar. Tal desfecho não seria diferente no Tour de l'Avenir apesar de não vencer nenhuma etapa. Venceu todos os oponentes directos na etapa de sábado (a única de alta montanha) e só mesmo dois fugitivos com liberdade para tal, conseguiram ganhar vantagem antes dos favoritos começarem a movimentar-se e assim o português já foi tarde para alcançar a vitória da etapa.


Rui Costa acabou em 2º o Tour de l'Avenir
Foto cedida por: Ciclismo Digital


O Tour de l'Avenir é sem dúvida um grande teste, encontraram-se os melhores sub-23 e muitos no futuro estarão no topo mundial, basta olhar para a lista de vencedores desta corrida para perceber isso: Joop Zoetemelk, Greg LeMond, Miguel Induráin, Laurent Fignon e mais recentemente Dennis Menchov ou Bauke Mollema no ano passado. Mesmo nas outras corridas desta Taça das Nações, encontramos jovens que na sua altura acabaram nos pódios e actualmente são grandes promessas com provas já dadas no pelotão internacional: Roman Kreuziger (Liquigas) vencedor do Tour de Suisse, Thomas Lovkvist (Team Columbia) que chegou a envergar camisola branca no Tour, Robert Gesink (Rabobank) que se não houver imprevistos acabará pelo menos no top10 nesta Vuelta, Tonny Marton (Team Columbia) um excelente contra-relogistas com algumas vitórias importantes, e mais alguns.

É evidente que Portugal aposta forte nesta competição, Rui Costa e Vítor Rodrigues são sem dúvidas os jovens de destaque desta selecção e ambos demonstram que têm potencial de um dia discutir as provas mais prestigiadas da Europa mas também Sérgio Paulinho assim o provou, quando foi campeão do mundo de Júniores e medalha de prata em Atenas. O que falta então aos corredores portugueses para passarem de gregários a líderes, será apenas por serem portugueses, ou simplesmente a sua evolução como atleta não foi a melhor e faltou o tal “empurrão” para continuarem os melhores no escalão principal. Em relação ao facto de serem portugueses uma equipa como o Benfica que poderia esticar o orçamento caso os resultados o justificassem, seria importante.


Ficamos à espera do campeonato do mundo onde com certeza esta selecção comandada por Vitor Rodrigues e Rui Costa, tem grandes hipóteses de vir a obter um excelente resultado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Completamente de acordo com o texto. Seria importante para os jovens de hoje aprenderem com o percurso na modalidade de Joaquim Agostinho. Como é que ele chegou a lider?

SempreNaRoda disse...

Depois de representar o Sporting e ter uns resultados interessantes foi para uma equipa francesa e andou por França quase até ao fim. Aí foi líder e co-líder durante vários anos na Vuelta, Volta e Tour.

Anônimo disse...

Isto só vem provar que temos muito bons ciclistas para o futuro. Rui Costa e Vítor Rodrigues são duas grandes esperanças nossas. Esperemos que não se estraguem e que acabem numa equipa de referência a nível mundial.