domingo, setembro 21

Sprints da Vuelta

Acabada a edição deste ano da Volta a Espanha há uma coisa que realmente me chamou a atenção e que me preocupou. As chegadas em pelotão compacto. Se por um lado se pode dizer que vários novos talentos se mostraram e que isso é um ponto positivo, creio que é muito mau que nenhum sprinter altamente cotado se tenha realmente imposto nesta Vuelta.

1º 169 VAN AVERMAET, Greg BEL SIL 158
2º 31 CONTADOR, Alberto ESP AST 137
3º 51 VALVERDE, Alejandro ESP GCE 129
4º 33 LEIPHEIMER, Levi USA AST 116
5º 83 FDEZ DE LARREA, Koldo ESP EUS 88
6º 7 BRESCHEL, Matti DEN CSC 69
7º 58 RODRÍGUEZ OLIVER, Joaquín ESP GCE 69
8º 72 HINAULT, Sébastien FRA C.A 68
9º 111 MOSQUERA, Ezequiel ESP XAG 67
10º 66 MONCOUTIE, David FRA COF 65

É realmente muito preocupante que nesta classificação apenas constem 4 ciclistas que teoricamente são sprinters, e nem dos mais fortes. Van Avermaet já tem bons resultados na sua ainda curta carreira mas nada que fizesse suspeitar poder ganhar uma classificação tão importante na Volta a Espanha. E o mais alarmante é que não foi ele que melhorou substancialmente os seus desempenhos, a falta de competição é que foi uma constante durante a Vuelta; chegou-se ao ponto dos comentadores da estação televisiva pela qual eu acompanhava a última etapa dizerem que Greg Van Avermaet era o principal candidato a vencer uma etapa.

Pode-se argumentar que não foi assim tão porque pelo menos permitiu que novos ciclistas emergissem do anonimato do pelotão internacional mas para isso isto não é mau de se dizer numa Volta ao Benelux, ou numa Volta à Polónia. A Volta a Espanha tem uma história vasta que não se coaduna com as vitórias de ciclistas que ainda não provaram nada em competição de grau médio alto.

Se esta situação se mantiver sugiro que a seu tempo a organização comece a procurar uma forma de alterar este panorama, não muito prestigiante para a prova espanhola.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece que a organização vai mudar a data de realização a partir de 2011, voltando ao calendario antigo, entre Abril e Maio.

SempreNaRoda disse...

Quanto à alteração Vuelta isso ainda não é certo.

Foi pena o Benatti ter ficado doente pois esse era bem capaz de vencer esta classificação. Apesar disso é sempre bom ver confirmadas as expectativas sobre Van Avermaet e também de Breschel que este ano mostrou que pode vir a ser um excelente sprinter.