segunda-feira, fevereiro 25

Tour of Califórnia 2008: A tão desejada vitória para "Big George"

Depois de uma semana de mau tempo, o Tour de Califórnia só podia acabar com mais um dia de chuva. Na última etapa de 150km, 10 homens desde cedo assumiram o comando da corrida. Com a Astana sempre na frente do pelotão a vantagem não passou além dos 3.30m. A parte interessante desta corrida começou quando os fugitivos chegaram à cidade de Passadena e tinham de fazer 6 vezes um circuito de 8kms, este continha uma uma subida de algumas centenas de metros que fez a diferença!!
Apesar do mau tempo deu pra ver muita gente a apoiar os corredores ao longo do circuito final. Mal o grupo da frente chegou ao circuito começaram os ataques, a corrida começou a ficar emocionante. Nessa altura o pelotão já estava a 2.30m dos fugitivos e apesar dos esforços de Hincapie para que o grupo continuasse unido, Tom Zirbel (na 2ª foto) da Bissell consegui isolar-se. Este que fez oitavo lugar no passado contra-relógio mostrava aqui os seus dotes de rolador e mantinha cerca 30seg de avanço para o grupo perseguidor parecendo mesmo que repetiria o feito do canadiano na 3ª etapa. Para a última volta (8km) Zirbel continuava com 15 segundos de avanço para o grupo perseguidor: Hincapie, Jason McCartney (Team CSC), Rory Sutherland (Health Net) e Michael Creed (Rock Racing) e o pelotão comandado pela a Astana a 50 seg do quarteto. Infelizmente o solitário ainda tinha que fazer aquela subida, e aí viu-se a fraquejar e rapidamente ultrapassado por Hincapie que parecia o mais forte deixando para trás Creed e McCartney. Na roda de Hincapie vinha Sutherland e logo atrás McCartney que conseguiu recolar durante a descida. Começou então os vários ataques nesse trio sem nenhum ter sido bem sucedido. Com os sucessivos “para-arranca” os cinco juntaram-se à entrada para o último quilómetro e preparava-se assim uma discussão ao sprint com o pelotão a ver-se lá atrás. Entre os cinco, o primeiro a atacar foi McCartney; muito cedo pois Hincapie na sua roda conseguiu ultrapassá-lo e alcançar a merecida vitória pois fartou-se de batalhar toda a semana por ela.....
Levi Leipheimer conquista assim o primeiro grande triunfo da Astana esta época. Uma vitória bem merecida pois foi sem dúvida a equipa que mais trabalhou. A equipa cazaque sem poder participar no Paris-Nice, Tirreno-Adriático e Milan-San Remo tem para o mês de Março previsto:
Provas por etapa: Vuelta a Castilla y Leon e Vuelta Ciclista a Murcia ambas em Espanha.
Clássicas de paralelo: Omloop Het Volk, Kuurne-Brussels-Kuurne e E3 Prijs Vlaanderen, todas na Bélgica.

Resultados da etapa:
1 George Hincapie (USA) High Road 3.50.57
2 Rory Sutherland (Aus) Health Net
3 Jason Mccartney (USA) Team CSC
4 Michael Creed (USA) Rock Racing
5 Tom Zirbel (USA) Bissell Pro Cycling
6 Mark Cavendish (GBr) High Road 0.12
Resultados finais:
1 Levi Leipheimer (USA) Astana 29h.24m.32s
2 David Millar (GBr) Slipstream 0.49
3 Christian Vandevelde (USA) Slipstream 1.08
4 Fabian Cancellara (Swi) Team CSC 1.18
5 Gustav Larsson (Swe) Team CSC 1.19
6 David Zabriskie (USA) Slipstream 1.36
7 Christopher Horner (USA) Astana 2.07
8 Jurgen Vandewalle (Bel) Quick Step 2.11
9 Robert Gesink (Ned) Rabobank 2.18
10 Alexandre Moos (Swi) BMC Racing Team 2.27
Classificação dos pontos:
1 Dominique Rollin (Can) Toyota-United Team 44pts
Classificação da montanha:
1 Scott Nydam (USA) BMC Racing Team 26 pts
Classificação melhor jovem:
1 Robert Gesink (Ned) Rabobank 29h.26m.50s
Classificação por equipas:
1 Slipstream Chipotle Presented By H30 88h.17m.05s

Fotos, mais fotos.

Vídeo
da etapa, vídeo com resumo e entrevistas(velonews)

Nenhum comentário: