sexta-feira, março 14

Paris-Nice 2008: Balanço a dois dias do fim..

Nos primeiros dias foi o mau tempo e consequentemente as quedas, hoje e ontem já se pode considerar o cansaço as razões para a duas etapas do fim já só haver 3 corredores a menos de um minuto do líder!! O ano passado para a última etapa ainda havia 15 corredores a cerca de 1 minuto do primeiro!!

1 Robert Gesink (Ned) Rabobank 21h.10m.28 seg

2 Davide Rebellin (Ita) Gerolsteiner 0.32 seg

3 Rinaldo Nocentini (Ita) Ag2r-La Mondiale 0.35 seg

4 Yaroslav Popovych (Ukr) Silence-Lotto 0.42 seg

Serão estes que amanhã irão mexer outra vez com a corrida e testar as capacidades do jovem holandês. Gesink de 21 anos se conseguir aguentar este fim de semana, obterá o seu primeiro grande título da carreira e tornasse no corredor mais novo a ganhar o Paris-Nice.

Esta prova que o ano passado foi dominada por espanhóis: com 4 primeiros da geral e penúltima e última etapa ganha; só conseguiu hoje mostrar-se com a excelente vitória de Carlos Barredo da Quick-Step. Reforça assim a excelente prestação da equipa belga, talvez a melhor com duas vitórias iniciais de Steegmans e mais esta de Barredo; tem ainda o 5º e 6º lugar da geral: Juan Garate e Carlos Barredo respectivamente.

Alguns grandes favoritos por uma ou outra razão foram desistindo e ficando para trás:

Logo nos três primeiro dias (1ª e 2ª etapa) vários corredores ficaram arredados da CG devido a quedas (a mais de 4 minutos do primeiro): Cadel Evans que mostrou ontem um provável vencedor do Paris-Nice, Franck Schleck que andaria certamente nos lugares e ainda Damiano Cunego, Stefan Schumacher, Botcharov....

Carlos Barredo já com 4 minutos do líder conseguiu recuperar parte com uma excelente prestação hoje, subiu ao 6º lugar, Na 3ª etapa foi a vez de Garate e Kroon até então bem classificados perderam quase um minuto para os líderes da prova...

Ontem, talvez a etapa mais decisiva foi Luis Leon Sanchez a grande desilusão. Não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelos da frente e perdeu mais de 2 minutos para Gesink.

O antigo C.A. Sylvain Chavanel também confirmou que era muito difícil continuar a excelente prestação que vinha a efectuar....

Hoje foi a vez de Leonardo Bertagnolli, chefe de fila da Liquigas que já se encontrava muito mal classificado acabando por desistir.

Ainda referência a duas grandes prestações: Rolland Pierre (Credit Agricóle) e Simon Spilak (Lampre). Podem ver que os bons resultados já vem de trás no entanto ambos com 20 anos e Spilak no seu primeiro ano a este nível; são 12º e 13º classificados da geral!! Na subida de ontem a mais difícil, chegaram nos 10 primeiros à frente de Cunego, Moreau....


Em relação ao jovem Robert Gesink penso que tem tudo para ganhar, é verdade que ainda faltam duas etapas mas já demonstrou o seu grande valor. No entanto os seus colegas de equipas terão que estar à altura pois nas etapas seguintes serão fundamentais na perseguição a seguir à última subida do dia, onde esperam-se vários ataques dos adversários directos.

Classificação Geral.

Fotos. (Graham Watson), fotos yahoo.com

Vídeos:

prólogo: resumo da eurosport

1ª etapa :resumo eurosport(10Mb)

2ª etapa: resumo eurosport(15Mb)

3ª etapa: resumo eurosport

4ª etapa: últimos 5km da subida final

5ª etapa: resumo eurosport

Nenhum comentário: