domingo, abril 20

Amstel Gold Race: Damiano Cunego estreia-se a ganhar!!


Kim Kirchen (High Road) foi o primeiro a abrir as hostilidades a 18km do final no Eyeserbosweg. A partir daí as movimentações não pararam, Sergey Ivanov (Astana) e Christian Pfannberger (Barloworld) ainda conseguiram alguma vantagem mas a 10km do final foram alcançados por 7 corredores.

Aqui formou-se o grupo que iria discutir o Cauberg bem como a vitória: (Valverde, Rodriguez, Schleck, Pfannberger, Kroon, Dekker, Cunego, Ivanov e Rebellin). Joaquim Rodriguez (Caisse d’Epargne) e Karsten Kroon (Team CSC) trabalhavam para os seus líderes (Valverde e Schleck) enquanto que os outros “descansavam”. No grupo atrás, vinha Oscar Freire (Rabobank) e Stefan Schumacher (Gerolsteiner) possíveis candidatos à vitória mas que no entano não conseguiram alcançar os da frente.

No Cauberg, a última subida com a meta no topo, foi Frank Schleck (Team CSC) o primeiro a arrancar tal como a chegar ao topo. Só mesmo Damiano Cunego conseguiu vir na sua roda e com uma excelente aceleração nos últimos 50m planos conseguiu ultrapassar o luxemburguês...Uns metros atrás Valverde e Rebellin discutiam o lugar mais baixo do pódio onde espanhol levou a melhor.

Classificações:

1 Damiano Cunego (Ita) Lampre 6.35.29 (39.051 km/h)

2 Frank Schleck (Lux) Team CSC mt

3 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Caisse d'Epargne 0.02

4 Davide Rebellin (Ita) Gerolsteiner mt

5 Thomas Dekker (Ned) Rabobank 0.06

6 Christian Pfannberger (Aut) Barloworld 0.14s

7 Serguei Ivanov (Rus) Astana 0.18s

8 Joaquim Rodriguez (Spa) Caisse d'Epargne 0.23s

9 Karsten Kroon (Ned) Team CSC 0.27s

10 Jérôme Pineau (Fra) Bouygues Telecom 0.45s (2º grupo)

43 Hugo Sabido (Por) Barloworld a 2.06 (2º melhor da sua equipa)

Sérgio Paulinho desistiu.

Entrevista de Cunego ao cyclingnews após a vitória.

2 comentários:

SempreNaRoda disse...

Paulo Martins, eras capaz de ganhar 20 euros se acertasses nesse quinteto. Apesar de ser um dos mais prováveis a verdade é que Kim Kirchen talvez tenha atacado cedo demais, ou não...Muitas vezes numa prova com estas estradas apertadas se não estás bem posicionado o mini-pelotão pode-se separar e ficares para trás sem poderes fazer nada...mas não sei o que se passou...
O slb_kingoman é que acertou em cheio....Sinceramente não acreditava muito no italiano pelo facto de ser a sua primeira vez nesta corrida. No entanto ele já vinha a dar sinais que podia vencer...Penso que tenha sido o mais esperto, sem colegas de equipa, escolheu a roda certa e com grande mérito aguentou até ao fim para bater o luxemburguês no seu ponto mais fraco.
Rebellin apesar de estar no grupo da frente pareceu-me algo fraco à entrada para a subida final, esperava mais dele....

Anônimo disse...

Boa noite,
Independentemente de ter falhado apenas na aposta feita no Kim Kirchen, penso que a prova de hoje foi mais uma vez uma competição muito combativa, e onde grandes estrelas da actualidade lutaram entre elas até ao ultimo metro da prova.

Esperamos que a Fleche Wallone (4feira) e no domingo na L-B-L, possamos voltar a ter uma luta de titãs.

Até breve

Paulo Martins