terça-feira, abril 15

Balanço de algumas equipas nas clássicas de pavé.

Uma QuickStep de volta aos bons velhos tempos...A

Nas semi-clássicas esteve algo modesta, muito pelo seu líder Tom Boonen não dar grandes sinais de vida. Steven de Jongh foi o primeiro a mostrar serviço ganhando logo a primeira semi-clássica a KBK. Mais um 2º lugar deste veterano na Dwars door Vlaanderen, e ainda a vitória do jovem Wouter Weylandt na Nokere-Koerse. Muitos questionavam a verdadeira forma de Boonen, falhando inclusive a 5ª vitória consecutiva na E3 Prijs Vlaanderen, o “Torpedo” provou o porquê do seu palmarés na semana rainha(a passada). Com o seu novo companheiro Stijn Devolder formou-se uma dupla de respeito, que foi perfeita no Tour de Flandres e no Paris-Roubaix. Uma vitória para cada um e ainda um 4º lugar na Gent-Wevelgem de Weylandt. Depois de um mês de Abril em 2007 de jejum (o que não acontecia há imenso tempo, ou mesmo nunca tinha acontecido?!).

Algo modesto para uma Team CSC favorita.....C

A uma equipa destas pede-se pelo menos uma vitória, o que aconteceu, mas na E3 Prijs Vlaanderen por meio de Arversen. Depois de excelentes prestações do suíço tudo apontava para que podesse vencer um dos Monumentos ou mesmo fazer história , mas tal não aconteceu. No Tour de Flandres estiveram mal, longe dos dois anos anteriores, ao contrário do Paris-Roubaix que apesar do 2º lugar de Cancellara pode-se dizer que foi uma boa corrida com O’Grady ainda em 5º. No entanto depois de dois anos a ganhar o P-R esperava-se mais desta equipa.

A Rabobank a fazer história...... B

Sebastian Langveld mostrou logo com um 2º lugar na KBK que Flecha podia contar com ele, e assim aconteceu. Um jovem que no ano passado demonstrou grande potencial nestas corridas, mas este ano afirmou-se como braço direito de Flecha. O espanhol deu bons sinais com um 3º lugar na Brabantse Pijl e um excelente 3º lugar no Tour de Flandres e acabaria com chave de ouro se conseguisse um bom resultado no P-R como já era tradição, mas tal não aconteceu. O momento mais alto desta equipa holandesa foi a vitória de Oscar Freire na Gent-Wevelgem. (prova que nunca tinha ganho, um espanhol e a rabo). Ainda obteve outra vitória com Joost Posthuma nos “Três Dias de Panne”.

Uma Sillence-Lotto bastante activa no entanto ineficaz quanto a resultados!! D

Uma equipa que apesar de sempre presente, a liderar muitas vezes o pelotão pois tinha um estatuto de favorita tal como outras, esteve muito aquém das espectativas. Talvez o único destaque vai para o jovem Greg Van Avearmet que esteve em boa forma alcançando um 3º lugar na E3 Prijs Vlaanderen. Leif Hoste à semelhança de outros Grandes Favoritos guardou-se para a semana rainha, no entanto na sua prova, o azar bateu-lhe à porta eliminando-o logo dos lugares cimeiros. No domingo, apesar de uma boa ajuda por parte da equipa não foi além dum 6º lugar.

A francesa Cofidis com um toque belga provocou estragos....... B+

A equipa francesa foi talvez a maior surpresa do pelotão. A dupla Chavanel e Nuyens fez alguns estragos obtendo bons resultados. Fez também história quando um francês (Chavanel) ganhou a Dwars door Vlaanderen e ainda dias depois a Brabantse Pijl. O seu líder Nick Nuyens também se apresentou a bom nível logo na corrida de abertura a Omloop Het Volk conseguindo um 2º lugar atrás dos imparável Philipe Gilbert (FDJeux). No entanto um excelente 2º lugar no Tour de Flandres foi a cereja no topo do bolo.


Foram semanas de bom espectáculo, com o tempo a variar constantemente, tanto mau tempo, frio, chuva (nas duas vitórias de Chavanel) como o sol a brilhar, Gent-Wevelgem, P-R.

Os grandes favoritos aguardaram pela semana rainha, pois nas provas menores Chavanel, Gilbert, Arversen iam dando as suas graças, no entanto, quando chegou a altura da verdade, eles estiveram sempre na frente e foram poucos os que aguentaram.

Este é sem dúvida um mês de ouro para o ciclismo, depois destas 3 excelentes corridas, ainda temos pela frente mais uma semana de três MONUMENTOS a começar já no próximo fim de semana:

20.04.2008 Amstel Gold Race NED

23.04.2008 23.04.2008 La Flèche Wallonne BEL 1.HC

27.04.2008 27.04.2008 Liège - Bastogne - Liège BEL


Balanço do P-R no cyclingnews.

Fotos cedidas por: http://cyclingview.be/

Acabei de ver a Volta à Turquia e o Benfica conseguiu um 5º lugar por Daniel Petrov. A 2ª etapa acabou num grupo de fugitivos com cerca de 20 corredores com uma vantagem de mais de 5 minutos para o pelotão. (José Azevedo também estava no grupo)

Mas o mais espantoso foi o sprint final deste grupo: O último quilómetro era feito numa estrada de empedrado e algo estreita, o que atrasou a caravana(carros da organização que iam à frente destes) e esta que não contou com a acelaracao dos fugitivos para o sprint final. Nos 500 metros cerca de 3 a 4 carros tiveram que encostar e a margem de bicicletas devia ser de 3 a 4 mesmo à justa, Petrov ainda teve em dificuldades. O Benfica conta com os seus dois melhores corredores para a Geral muito bem classificados.

Podem ver em directo no Cycling.tv, a partir das 14h.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bettini está fora. Quebrou uma costela na 4a. etapas da Vuelta ao País Basco...

Abraço

SempreNaRoda disse...

Não sabia!!

Na altura mais importante da época para ele, teve uma queda, que grande azar....

Giovanni Visconti(campeão italiano) é capaz de tentar assumir o papel de líder nos próximos Monumentos.