quarta-feira, abril 2

Sylvain Chavanel, uma ameaça aos Grandes Favoritos?!

O corredor da Cofidis é a esperança dos franceses nas corridas que se seguem. Começou por ser à semelhança de muitos um especialista em contra-relógio, foi inclusive duas vezes campeão francês nesta categoria; no entanto, nos últimos anos, tem dado provas que para além dum corredor completo, tem aptidões especiais para este tipo de clássicas. Ao longo da sua carreira também demonstrou que num grupo reduzido poderá ser um temível finalizador, talvez esta característica lhe tenha sido passada pelo irmão Sébastian Chavanel, sprinter da Française de Jeux.

Foto cedida por: John Pierce (PhotoSport International)

Este ano começou cedo a sua série de vitórias, obteve a primeira na última etapa do Tour de Mediterranean depois de ter entrado na fuga do dia juntamente com Ignatiev, conseguiu bater o russo ao sprint, o que não é tarefa fácil. Um mês mais tarde fez um histórico Paris-Nice ao vestir a camisola amarela, é verdade que a montanha não é a sua especialidade, no entanto é curioso que o seu pior dia foi o mais quente e, durante a subida do Mont Ventoux o francês acabou por perder a liderança da prova. Na 2ª etapa já tinha dado ares de sua graça todavia já sem a camisola amarela foi roubar a 6ª etapa a Luis León Sanchez com um poderoso ataque no quilómetro final. Acabou num excelente 9º lugar na classificação geral tendo sido o melhor francês.

Uma semana e meia depois, veio nova vitória desta vez na Dwars door Vlaanderen onde fez história ao ser o primeiro francês a ganhar esta mítica semi-clássica Bélgica. Teve grande ajuda do seu líder, Nick Nuyens ainda a preparar as grandes corridas foi decisivo em vários movimentos tácticos que permitiram Chavanel chegar isolado.

Finalmente mais outra vitória quatro dias depois, mais um grande esforço solitário e mais uma brilhante ajuda de Nuyens que também tem tido boas prestações este ano, destaca-se o 2º lugar do belga na Omloop Het Volk.

Nick Nuyens comandará a Cofidis nestas próximas corridas, o belga tem ainda ao seu dispor o experiente Frank Hoj e Amaël Moinard. No entanto esta dupla de sucesso (Nuyens e Chavanel) já afirmou que quem estiver melhor no domingo será o eleito para atacar a vitória, poderá vir de um deles o ataque que fará rebentar a corrida. Nenhum destes dois triunfou ainda num dos Grandes Monumentos, mas devido aos bons resultados esta época estarão sob a mira dos adversários. Será que a dupla Nuyens e Chavanel estará à altura do Tour de Flandres?!


Mark Cavendish ganhou ao sprint a segunda e terceira etapa do KBC Driedaagse De Panne– Koksijde.
Joost Posthuma da Rabobank, 2º classificado o ano passado, fez hoje um impressionante contra-relógio acabando por vencer o KBC Driedaagse De Panne– Koksijde 2008.

Nenhum comentário: