sábado, maio 17

Giro d'Italia 2008: Ardenas vs Grandes Voltas

Que etapa espectacular a passada, foi mesmo de ficar pregado à televisão a ver esta excelente corrida. Para um resumo detalhado da etapa podem ler no Ciclismo Digital.

A LPR Brakes e a Saunier Duvall estiveram bem tacticamente, ambos conseguiram pôr um homem na frente para que depois ajudasse o seu líder caso ele viesse para a frente. No caso da equipa amarela, foi Leonardo Pieopoli que atacou para que depois Ricardo Riccò respondendo a um ataque de Di Luca, se juntasse ao seu companheiro de equipa. Di Luca que esteve prestes a necessitar de ajuda, não a teve pois Bosisio acabou por vencer a etapa isolado.

Di Luca teve que atacar, nem que fosse para testar as capacidades da Astana, não tanto por Piepoli (já tinha atacado antes e ganho alguma vantagem) porque apesar de excelente trepador, este é fraco no contra-relógio e dificilmente é uma verdadeira ameaça aos principais favoritos. Continuando, Di Luca atacou e fiquei espantado pela positiva resposta de Joaquim Rodriguez, apesar de não aguentar muito tempo nesse grupo só o facto de ter respondido ao ataque significa algo, talvez até possa ser o melhor da Caisse d’ Epargne no fim do Giro (já o é) pois Rujano perdeu hoje 11 min e deve começar a pensar em lutar pela maglia negra!!

Neste grupo, na penúltima subida encontrava-se Pieopoli a marcar o ritmo, Riccò na sua roda e ainda Di Luca e Contador. Para quem viu a etapa, Contador involuntáriamente ajudou Di Luca (vê-se perfeitamente no vídeo assim como nesta foto)!! Por duas vezes, o italiano já estava deixar um buraco entre ele e os dois da Saunier Duvall, e foi o espanhol vindo da sua roda que o teve de fechar. O “The Killer” (e hoje foi mesmo) esteve prestes a estoirar; o espanhol aguentou-se bem mas foram os dois homens de amarelo sem dúvida os mais fortes.




Lá chegaram todos juntos até ao topo e aí já faltavam menos de 15km para a meta mas com uma subida final de 3km.

Ricardo Riccò ficou zangado pois Contador nunca puxou neste grupo, claro que não. Então tinha Kloden e Leipheimer no grupo perseguidor e iria estar a ajudar os seus adversários directos a eliminarem dois colegas de equipa candidatos à vitória, arriscando-se assim a assumir já o papel de líder único!! Claro que não, a estratégia da Astana foi simples, Contador provavelmente por se sentir melhor, ficou bem perto dos três da frente enquanto que Kloden olhava por Menchov, sim porque o russo fez hoje uma boa corrida e parece que está aqui para a luta, não é nada de se descartar... (como desparam as votações em Contador aqui ao lado. Eu por agora não descarto nenhum!!)

A razão do título é a seguinte, sendo Di Luca um clássico corredor das Ardenas teve bastante dificuldade na subida de 9,2 quilómetros já mencionada, enquanto que Contador (inicialmente trepador mas converteu-se a um típico corredor por etapas pois é também bom nos contra-relógios) sobreviveu muito melhor ao ritmo constante imposto por Pieopoli. No entanto, apesar de Di Luca trabalhar e Contador não, apesar do italiano passar bastante mal e Contador aparentemente menos, Di Luca foi realmente um matador ao impôr-se num explosivo último quilómetro, Contador sem resposta ficou para trás...

No fórum que tenho debatido este Giro, dois membros prespectivaram esta edição como uma batalha entre duas abordagens diferentes: corredores das Ardenas; Di Luca e Riccò, que começariam desde bem cedo a tentar amealhar segundos, enquanto que o trio da Astana, à boa maneira de Johan Bruyneel, esperará pela última semana para fazer a diferença e capturar a camisola amarela; Menchov e Simoni também estarão incluídos neste.

Mas penso que em relação aos italianos afinal não é bem assim:

Di Luca já comentou que tem plena consciência que o Giro irá decidir-se nas montanhas, e isso reflectiu-se na fuga que deu a maglia rosa a Visconti, pois este provavelmente só a perderá para um favorito talvez na 14ª ou 15ª etapa (ambas de montanha), ao contrário de Di Luca que o ano passado vestiu-a logo na 10ª etapa. No entanto, hoje foi um exemplo desses onde Di Luca e Riccò conseguiram ganhar preciosos 50 segundos a vários candidatos. Acredito que o “Killer” ainda vai surpreender Contador e Kloden no contra-relógio da 10ª etapa...

Amanhã é mais outra dura etapa, mais uma para ganharem uns segundos, vamos lá ver!!

Classificações. As diferenças de tempo entre os principais favoritos.(Maglia Rosa)

Ricardo Riccò parece que fez mais um inimigo, sem papas na língua falou sobre Contador (o jovem italiano deve se ter assustado com o Contador de hoje):

“We know that Contador, who has been telling us all the time that he wasn't in good shape, has been telling us lies all the time. He must have been on holiday by the sea, yes ... by the Madrid sea, preparing for this race. Someone really on holiday until ten days from the start cannot go so fast like he did today.”

Referiu ainda que Piepoli irá ser fundamental nestas etapas (como foi hoje)… sem dúvida que sim.

Ainda algumas notas de hoje:

Paolo Bettini fez um excelente trabalho em prol do maglia rosa Giovanni Visconti, pois este só perdeu um minuto para o grupo dos favoritos apesar de descolar logo a meio da penúltima subida. No entanto, o jovem italiano fartou-se de elogiar o companheirismo de Bettini.

Emanuelle Sella (CSF Navigare) assume-se como um sério candidato a vestir a camisola da montanha em Milão. Hoje juntou mais alguns pontos e quando se preparava para disputar a vitória de etapa com Bosisio, teve um furo a 7km da meta... foi pena, pois era bem capaz de ganhar a etapa.

A queixa de Levi Leipheimer referente à etapa 6 quando este ficou parado devido ao incidente da mota da organização, não foi aceite. Assim sendo Leipheimer como Mauricio Soler perderam 24 segundos para os adversários directos.

Diário de John Fröhlinger (Gerolsteiner) da 7ª etapa.

Vídeo com entrevistas de vários protagonistas...

Daily Peloton Stage 7 Interviews Roundup

Nenhum comentário: