segunda-feira, maio 26

Giro d'Italia 2008: CSF Group Navigare chega ao topo!!

Mais uma vitória para Emanuele Sella, parece que tirou a barriga de misérias!! Á semelhança de sábado atacou desde cedo, mas desta vez trouxe consigo um colega, o incansável Fortunato Baliani. A CSF Navigare para surpresa de muitos lidera a classificação por equipas, é verdade, esta formação de trepadores dominou as montanhas neste fim de semana. Sella tem sido o homem em destaque mas caso não fosse, havia Dominico Pozzovivo para vencer a etapa de ontem, porque depois de atacar no grupo dos favoritos conseguiu chegar em 2º fazendo a dobradinha para a CSF. Baliani, depois da esforçada ajuda ainda conseguiu acabar em 12º, o veteraníssimo Perez Cuapio que também entrou numa fuga que foi logo alcançada pelo pelotão, terminou em 25º junto com Leipheimer.

Apesar do seu menor escalão (continental), é uma equipa talhada para a dureza dum Giro. Quase todos os corredores já têm longa experiência na Volta a Itália (Sella, Perez Cuapio, Laverde), e mais importante, é uma das corridas preferidas de quase ou mesmo todos eles.

Mas uma boa equipa por vezes não basta, não sei se Sella conseguiria aguentar o ritmo dos últimos quilómetros dos favoritos, pois o italiano, tanto sábado como ontem ainda quebrou muito nos quilómetros finais. Assim sendo, decidiu ir em fuga pois é um corredor que gosta de ir na frente sozinho, já que consegue impôr o seu ritmo e parece que tem uma motivação extra. Hoje teve a grande ajuda de Baliani porque assim o percurso o exigia, no entanto nunca ganhou muita vantagem em relação aos favoritos antes de se isolar. Portanto fico na dúvida, Emanuele Sella foi sem dúvida o corredor mais forte neste fim de semana, ou não o conseguiria ser se não saisse do pelotão desde cedo?

Resumindo:

1 CSF Group - Navigare 203h.08m.41s

2 Astana +21m.37s

Única equipa com dois corredores nos dez primeiros:

9 Domenico Pozzovivo (Ita) CSF Group Navigare a 4.04m do primeiro (Contador)

10 Emanuele Sella (Ita) CSF Group Navigare a 4.41


14 Fortunato Baliani (Ita) CSF Group Navigare a 8.35


Duas coisas ainda à cerca da etapa de ontem: Alberto Contador é o novo camisola rosa e Leonardo Piepoli depois de uma queda desistiu do Giro. Ricardo Riccò já sentiu a sua falta e ainda vai sentir mais...

Classificações. Dois interessantes artigos sobre a etapa de ontem no PEZ Cycling.(resumo da etapa (Sella-breation!!) e o dia de ontem de um dos enviados “especiais” do PEZ ao Giro.

Resumo da etapa no Ciclismo Digital.

Entrevista a Sella, Ricco e Contador. Entrevista a Contador sobre o que espera do restante Giro.

Vídeo do último quilómetro de ontem. (sporza.be)

Um verdadeiro amante do ciclismo.

Vídeo dos últimos quilómetros da etapa de sábado. (Eurosport)



Hoje será um contra-relógio de montanha e pela as imagens que vi, existe uma parte que parece que não tem asfalto, se tem, está coberto de lama!!

Excelente descrição do crono, através do Google Earth no PodiumCafe. (mais imagens)

Algumas fotos reais do Plan de Corones.

Obrigado crashdan.













Fica aqui um vídeo de um corredor a subir o Plan de Corones:

By Igor Tavella

Um comentário:

Anônimo disse...

acho que é em pedra essa parte que estavas a falar. Mas como não pude acompanhar a etapa não confirmei