segunda-feira, junho 23

Christiane Soeder venceu a Volta à França Feminina.

Acabou ontem a La Grande Boucle Féminine Internationale, considerada a Volta à França das Mulheres. Depois de seis dias começando nos empedrados da Bélgica, passando pelas planícies françesas e acabando nos alpes italianos, a austríaca Christiane Soeder da Cervelo Lifeforce Pro Cycling Team surpreendeu a sua própria líder de equipa ao vencer a última etapa roubando 32 segundos a Karin Thürig, a segunda classificada e uma das favoritas à partida. A britância Nicole Cooke da Swift Racing campeã em 2006 e 2007, não foi além do 3º lugar a 2.29min da vencedora. As duas primeiras usaram o contra-relógio de 40km ao quinto dia, para depois nas duas etapas finais de montanha, discutirem entre si a vitória na classificação geral.


Etapa 1; Gent - Wattrelos, 73.2km:
Percurso plano que não fez moças no pelotão chegando compacto à meta. A mais rápida foi Diana Ziliute da Safi-Pasta Zara Manhattan.

Etapa 2; Wallers - La Louviere, 59.5km:
Percurso plano que acabou em pelotão compacto com a mais rápida a ser Loes Markerink da Team Flexpoint.

Etapa 3; La Louviere - Fourmies, 88.9km:
Um grupo de 12 corredoras conseguiu ganhar uma vantagem de 35 segundos sobre o pelotão e discutir a vitória entre si. Mais uma vez Diana Ziluite foi a vencedora.

Etapa 4; Montdidier - Drancy, 108.5km:
O dia mais longo veio a acabar em pelotão compacto onde Diana Ziluite fez o hat-trick. Estas três vitórias deram-lhe o 1º lugar na classificação dos pontos.

Etapa 5; Domaine De Chalain - Clairvaux-les-Lacs, 43.302km:
Contra-relógio individual onde Karin Thürig da Cervelo Lifeforce venceu em 55min e 34seg numa média de 46.754 km/h.

Etapa 6; Lac D'Aiguebelette - Villard-de-Lans, 102.8km:
Primeira etapa de montanha com uma subida já quase no fim, a lituana Rasa Polikeviciute da USC Chirio Forno d'Asolo foi a vencedora, viria a ser também vencedora da classificação da montanha depois de acabar em terceira no último dia.

Etapa 7; Guillestre - Sestriere, 83.9km:
Um dia decisivo que consagrou Christiane Soeder (na foto) já na subida final quando a austríaca conseguiu fugir das adversárias e chegar isolada vencendo a etapa, e também a classificação geral.

Resultados. Altimetria das etapas. (Site oficial)

Um pdf com uma breve história da edição de 1993, ano em que Leontien van Moorsel venceu pela segunda vez consecutiva.


Tour de Suisse

Mais um final espectacular!! É por isto que estes dois corredores são dois dos preferidos do público. Philippe Gilbert a atacar no último quilómetro com Cancellara a responder e a vencer. Fica aqui o vídeo.

De destacar que Gilbert prometeu à Française de Jeux uma vitória prestigiosa antes de mudar para a Silence-Lotto na próxima época, espero a assistir em directo a essa vitória.
Resultados.


Só para avisar que já saíram os resultado no Jogo Sempre Na Roda das provas Criterium du Dauphinè Libèrè e Tour de Suisse.

Nenhum comentário: