domingo, junho 29

Quem mais poderá vencer a Volta à França?!

Para os que vou expôr agora será muito difícil a vitória, aposto mais num top 10. No entanto, Alberto Contador ingressava este grupo antes da sua vitória!! Tal como no ano passado, em 2006 tivemos outra surpresa com Oscar Pereiro a vencer, na secretaria!! É verdade que uma fuga de 30 minutos é raríssimo, mas...

O Alberto Contador deste Tour?! Há quem diga que 2008 ainda é cedo.

Stijn Devolder (Quick-Step): Neste grupo se houver uma meia-surpresa como a do ano passado, a minha aposta irá para este belga. Para além de excelente contra-relogista também é um bom trepador confirmando-o no Tour de Suisse; acima de tudo tem fome de vencer e não poupa a esforços como foi o caso do Tour de Flandres. Caso esteja em dia sim, imagino o belga a deixar os favoritos para trás...ok, já estou a sonhar alto, onde pode fazer diferença é mesmo no crono.

Samuel Sanchez (Euskaltel Euskadi): Em ajuda a Zubeldia é o plano B da equipa basca. Melhor contra-relogista que trepador obteve o seu melhor registo numa Grande Volta da história da sua equipa, 3º na Vuelta em 2007. (Deu hoje uma entrevista surpreendente que irei desenvolver mais tarde)

Maurício Soler (Barloworld): Depois de um ano de estreia cheio de surpresas na edição anterior vencedo a classificação da montanha, prepara-se agora para algo mais sério. A sua grande dificuldade é mesmo o contra-relógio já que a subir é como peixe na água, no entanto, assim como a sua equipa o colombiano esteve bastante apagado no Giro, espero que tenha sido para estar na máxima força aqui.

José Cobo Acebo (Saunier Duvall): Lidera a sua equipa e definiu como o principal objectivo da época: o Tour. Tem tido uma época apagada com um fraco 15º na Vuelta ao Pais Basco e desistiu recentemente a meio do Dauphinè Libèrè. Estreou-se o ano passado com um 20º lugar e este para mim é uma grande incógnita...

Adivinha-se uma etapa para Kim Kirchen?

Kim Kirchen (Team Columbia): O melhor do ano passado da então T-Mobile (7º), é a aposta de Bob Stapleton para a geral já que Michael Rogers e Linus Gedermann estarão ausentes. É um dos candidatos à vitória das etapas que afastarão os sprinters puros da discussão mas que acaba em terreno plano; o luxemburguês já provou que tem excelente ponta final. (Fleche Wallone, duas etapas na Vuelta a Pais Basco)

É também o actual campeão luxemburguês de contra-relógio e se já há alguns anos dedicasse o seu treino a grandes voltas tal como está a fazer Valverde, penso que actualmente estaria-o a pôr no grupo dos 5 favoritos.

Mikel Astarloza (Euskaltel Euskadi): Sem dar muito nas vistas tem tido a sua melhor época da carreira. Ora vejam: 4º Vuelta a Andalucia, 6º Vuelta ao Pais Basco, 5º Tour de Romandie e 7º Critérium du Dauphiné Libéré. Nada de brilhante mas muito consistente, mais um para o top 10? (Esta equipa também irá merecer destaque mais tarde)

Yaroslav Popovych (Silence-Lotto): Ninguém duvida o seu imenso valor mas está condenado a trabalhar para Cadel Evans. Não acredito numa má prestação de Evans e só para o caso de uma fatalidade (seria mesmo uma desastre para a Lotto pois este ano tem vivido às custas de Evans), Popovych assumirá o comando. O seu melhor foi um 12º em 2005 (último ano de Armstrong); este ano fez um 3º lugar no Paris-Nice quebrando no Monte-Ventoux, a partir daí tem treinado para o Tour...

Ele, Andy Schleck ou Carlos Sastre, quem assumirá a liderança da Team CSC-Saxo Bank?

Frank Schelck (Team CSC-Saxo Bank): Começa como tenente de Carlos Sastre mas é um dos planos B, caso o espanhol comece a falhar. Já tem dois Tours consecutivos nas pernas e uma grande vitória no Alpe d’Huez em 2006. Esteve em grande forma no Tour de Suisse e preparava-se para assumir a liderança antes da aparatosa queda, parece-me que tem melhorado cada vez mais as suas capacidades de trepador.

Estes apresentados anteriormente são corredores que podem ter uma última palavra a dizer (deixarei os franceses para mais tarde). Nos próximos dias também apresentarei a luta pela camisola da juventude que irá ser uma batalha interessante e com Riccò a juntar-se à festa, não faltará conversa de bastidores...


Fotos cedidas por: Dot-cycling.

Nenhum comentário: