sexta-feira, agosto 22

Percurso da nona etapa (subida ao Alto da Srª da Graça), Sábado

Hoje é considerada uma etapa plana no entanto as montanhas a meio da corrida já provocaram algumas movimentações, esperava que os sprinters tivessem uma oportunidade aqui, no entanto parece que a fuga de Nuno Ribeiro está a causar um pelotão algo selectivo. Mais uma para o Candido?

Este fim de semana será decisivo, a começar pela etapa de montanha e a finalizar com um contra-relógio, portanto ainda resta algumas contas por fazer. Guerra e Blanco parecem os melhores colocados para a vitória final mas tanto Rui Sousa como Ruben Plaza ou mesmo uma surpresa poderá acontecer.

Vou agora expôr o percurso da nona etapa, considerada a etapa rainha devido à sua dureza mas na minha opinião uma etapa que acabe na Torre, será sempre a rainha.
Em resumo a etapa de Sábado começa em Fafe e acaba no alto da Nª Srª da Graça. São 146,2km que a tornam na mais curta etapa da Volta a Portugal (sem contar com os cronos), todavia inclui cinco contagens de montanha e três sprints intermédios.

Logo no início têm a primeira das cinco categorias de montanha até Lameira, uma subida com cerca de 9kms que deve abrir os ataques no pelotão. Depois de 20kms passando como podem ver por Ribas- Ribeira-Molares-Britelo, o pelotão chega a Celorico de Basto onde se dá o primeiro sprint intermédio. Na cidade mencionada os corredores dirigem-se para o Alto do Viso, 1ª categoria com quase 8kms, conta também com rampas de 14% logo depois de a meio ter uma ligeira descida.
Voltam novamente a Celorico de Basto mas desta vez viram em direcção a Mondim de Bastos. Entre essas duas localidades encontra-se o segundo sprint intermédio em Fermil. Chegam depois a Mondim de Bastos onde será a zona de abastecimento e onde os corredores mais tarde irão passar pela segunda vez.


Clicar na imagem para aumentar.

Esta zona precede o começo das grandes dificuldades neste dia, depois de 84km começa a subida ao Alto do Velão, 13 longo quilómetros sempre a subir com média de 5,8%.

Segue-se uma descida até Ermelo e novamente uma subida de 2ª categoria até Cavernelhe, cerca de 5km. Os primeiros ataques nomeadamente da Liberty Seguros já devem ter surgido e o pelotão dirige-se agora para Mondim de Basto novamente.


Clicar na imagem para aumentar.

Esta cidade precede a subida final, a ascenção até ao Alto da Nossa Srª da Graça, uma subida já muito conhecida pelos corredores com cerca de 8kms e rampas de 12%. A Liberty irá dar tudo por tudo para ganhar terreno a David Blanco.


Clicar na imagem para aumentar.




Ficam aqui duas fotos mais sobre a etapa de sábado: visão da etapa geral, visão do circuito e Mondim de Bastos.

Estou a ver a RTP1 e mais uma vez Nuno Ribeiro está ao ataque, excelente desempenho do português!! É talvez o mais activo desta Volta a Portugal mesmo depois do desgaste dos Jogos Olímpicos. Esta época já vinha a dar boas indicações depois de uns anos mais apagados, e está a confirmar aqui a seu grande valor. O Benfica mais uma vez na expectativa, vamos ver como se porta amanhã.

2 comentários:

Gabriel disse...

A subida da Sra. da Graça deixou de ser mitica quando arranjaram a estrada e as margens da subida. O que marca actualmente a dureza é toda a etapa e as subidas que antecedem a Sra. da Graça.

Anônimo disse...

Um dos grandes interesses da etapa da Sra da Graça é precisamente o início com uma subida de 9 kms, após os primeiros 300 metros, apanhando a frio os ciclistas. Como irão eles reagir?