quinta-feira, agosto 21

Classficação da montanha

No texto passado escrevi acerca do que poderá ser o futuro da camisola branca na Volta a Portugal pelo que agora à entrada das montanhas nesta prova portuguesa parece-me também adequado falar acerca da camisola verde actualmente na posse de Rui Sousa (Pedro Lopes enverga-a por empréstimo).

1º 18 SOUSA, Rui POR LIBERTY SEGUROS 48 P. - é o líder desta classificação fruto da excelente 3ª etapa que realizou mas não sei até que ponto poderá ter liberdade de a defender nas próximas etapas. Sendo o provável camisola amarela na etapa que vai decidir esta classificação (9ª etapa) torna-se difícil conseguir manter esta camisola. Nesta 9ª etapa existem 65 pontos em disputa para esta classificação, 50 sem contar com a ascensão final. Ora estes 50 pontos superam os 48 de Rui Sousa mas não por uma margem significativa. Isto leva-me a pensar que quem vencerá esta classificação será um ciclista mal colocado na geral mas que já tenha amealhado alguns pontos na classificação da montanha.

2º 9 LOPES, Pedro POR BENFICA 26 P. - tem vestido de verde nestas últimas etapas por empréstimo de Rui Sousa mas não penso que conseguirá lançar uma candidatura séria à vitória na camisola verde. É um sprinter e um trabalhador de equipa muito bom mas a montanha não é com ele e não tivesse sido a tal fuga na 3ª etapa não estaria com estes 26 pontos. Dificilmente conquistará esta classificação e creio que não lhe restará muito tempo nesta posição.

3º 31 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-TAV 20 P. e
4º 11 GUERRA, Hector ESP LIBERTY SEGUROS 17 P. - optei por analisar estes dois ciclistas ao mesmo tempo já que a sua situação é muito semelhante. São ambos dois candidatos à classificação geral mas apenas estão bem colocados nesta classificação precisamente por terem que estar bem nas etapas de montanha. Não penso que estes dois ciclistas queiram/consigam ganhar esta classificação pois, mesmo que hipoteticamente fosse um objectivo seu, nunca teriam a liberdade para a procurarem.

5º 39 LIVRAMENTO, David POR PALMEIRAS RESORT-TAV 17 P. e 9º 77 LOOSLI, David SUI LAMPRE 11 P. por fim escolhi estes dois ciclistas porque se inserem no perfil que tracei acima. Estão ambos mal colocados, já têm pontos na montanha e já mostraram que apesar de não ser trepadores especializados, conseguem facilmente passar à frente das montanhas em fugas. Talvez Eladio Jimenez também se possa incluir neste grupo porque, fruto do seu fracasso na Torre pode ter passado a ser o seu principal objectivo conquistar esta classificação como uma forma de salvar esta Volta a Portugal. Ao contrário dos dois ciclistas acima mencionados Jimenez não tem pontos na montanha mas também tem uma qualidade superior que Loosli e Livramento, quando o terreno começar a subir.

Nenhum comentário: