quarta-feira, agosto 20

Ivan Gutierrez busca a segunda vitória consecutiva no Eneco Tour.

Começa hoje o Eneco Tour, uma corrida recente que percorre os países da Bégica e Holanda desde 2005, logo esta será apenas a 4ª edição. Todavia é uma corrida pertencente ao calendário Pro Tour e como tal já tem algum estatuto reflectindo-o nos corredores que irão estar presentes.

As 18 equipas do Pro Tour mais as duas Continentais convidadas, a Cycle-Collstrop e a Skil-Shimano têm pela frente oito etapas sendo duas de contra-relógio. Ao contrário do ano passado as subidas da Liege-Bastogne-Liege não se incluem na rota, no entanto algumas da Amstel Gold Race e do Tour de Flandres continuam, apesar de ficarem longe das metas. Assim sendo as diferenças irão ser feitas nos contra-relógios já que se o pelotão não cometer erros, as etapas deverão acabar numa rápida discussão entre os melhores sprinters mundiais. Neste lote incluem-se Tom Boonen, Andre Greipel, Jay Jay Haedo, Daniele Bennati, Robert Forster e um deles irá arrecadar o título que Mark Cavendish venceu o ano passado, a classificação por pontos. Luciano Pagliarini estará novamente presente e tentará vencer uma etapa tal como fez brilhantemente no ano passado.


Tom Boonen é o cabeça de cartaz de uma elite de sprinters presentes nesta corrida.
Fotos cedidas por: cyclingview.be


Quanto à classificação geral será à semelhança dos outros anos onde os bons contra-relogistas partem como principais candidatos à vitória. O vencedor de 2007 Ivan Gutierrez (Caisse d’Epargne), Stijn Devolder motivado pelo recente estatuto de campeão de contra-relógio belga, Lars Ytting Bak da CSC, Joost Posthuma da Rabobamk e Michael Rogers da Team Columbia estarão entre os primeiros certamente.

Contudo se há corrida onde uma fuga notável poderá decidir a vitória, será esta edição do Eneco Tour. Para isso podemos contar com um destes corredores: Samuel Dumoulin, Yuriy Krivtsov, Simon Gerrans, Inigo Landaluze, Phillippe Gilbert e Luis León Sánchez Gil irão com certeza animar a corrida devido à sua mentalidade aguerrida.


Site oficial. Um vídeo com o resumo desta corrida em 2007. ( a partir dos 9min)

No cyclingfans.com deverá aparecer uns links com live streams para esta corrida.


A conversa de café da etapa de ontem da Volta a Portugal ficou marcada pelos comentários de Candido Barbosa no final da prova. Ao corredor bastava ter dito que tinha ficado bloqueado que todos percebiam pois é o pão nosso de cada dia de muitos sprinters. No entanto começou a enrolar e a tentar explicar o que se tinha passado, acabou por demonstrar a falta de confiança que tem actualmente com este infeliz desabafo.


Quanto aos Jogos Olímpicos estão quase a acabar, isto no que trata de Ciclismo de Pista claro, penso que o BMX e o BTT começaram à poucos dias. Ontem vi a tal corrida de Madison, uma verdadeira loucura, no entanto a dupla inglesa e favorita não conseguiu a medalha de ouro, nem pouco mais ou menos. No final o cansaço de Cavendish era notório pedindo muitas vezes a Wiggins para trocar. A dupla vencedora foi a da Argentina, uma grande surpresa, um deles até tem mais de 40 anos. A dupla conseguiu a vantagem de uma volta ainda no início da corrida e depois aguentou-se bem no final vencendo a Espanha por apenas 1 ponto. Wiggins fica então com apenas duas medalhas de ouro, não conseguindo o seu objectivo que era as três. Para compensar, também ontem Chris Hoy venceu o Sprint Colectivo, obtendo assim a sua terceira medalha de ouro nos JO, comfirma assim o domínio da Grã-Bretanha.

Nenhum comentário: