sexta-feira, agosto 29

Volta a Alemanha começou hoje.


Acostumada a ficar entre o Tour e a Vuelta, este ano devido aos Jogos Olímpicos a corrida alemã irá começar um dia antes da Vuelta a Espanha, hoje (29). Uma corrida que teve a primeira edição em 1911 mas ainda vai na 29ª edição, foi então que Jan Ulrich depois do seu triunfo no Tour de France veio dar uma nova visibilidade ao ciclismo na Alemanha, e relançou a Volta do seu país, desde 1999 que tem estado no activo ano após ano, e cada vez mais com mais relevo no panorama internacional.

O ano passado assistiram-se a duelos interessantes, choques de gerações entre os sprinters Gerald Ciolek e Erik Zabel, como também pela luta da classificação geral onde Jens Voigt levou a melhor sobre Levi Leipheimer (vencedor em 2005). O alemão tem a oportunidade de conseguir três vitórias consecutivas na sua corrida natal, no entanto ao contrário do ano passado, o percurso deste ano é mais duro, o que o prejudicará.

Amanhã (sábado) é uma etapa a não perder, a etapa rainha onde Voigt terá o teste mais difícil percorrendo os alpes austríacos, duas subidas de montanha de 1ª categoria acabando numa delas, e ainda na primeira metade da etapa uma de segunda. Para além deste, outros dias decisivos serão o contra-relógio de 34km e ainda a 5ª etapa de média montanha. Para quem não gosta de uma primeira semana para os sprinters como é o caso da Vuelta, tem aqui uma boa alternativa para encontrar emoção e combatividade, Jens Voigt estará presente e promete uma grande corrida apesar da pesada concorrência e de algum cansaço devido à ocupada época. No entanto a CSC vem prevenida caso algo não corra como esperado a Voigt, o medalha de prata Gustav Larsson bem como Nicki Sørensen poderão ser alternativas à classificação geral, bons lugares mas dificilmente a vitória.

Depois da 4ª vitória consecutiva no Critérium International, Jens Voigt prepara-se
para a 3ª consecutiva na Volta a Alemanha, será que consegue?

Fotos cedidas por: Dot-cycling.


Assim, o alemão assume-se como não sendo o favorito, de facto o percurso não lhe favorece muito ao contrário do austríaco Bernard Kohl que depois do 3º lugar na Volta à França pode conquistar aqui a vitória mais importante da carreira, caso contrário também já arranjou equipa mas só a anunciará depois desta corrida.

Linus Gerdeman e Thomas Lokvist irão liderar a Team Columbia mas quanto ao primeiro será ainda uma incógnita visto ter tido uma grave lesão esta época. Vladimir Karpets e David Lopez (3º em 2007) ambos da Caisse d’Epargne, Janez Brajkovic da Astana, Jurgen Van Den Broeck da Silence-Lotto e Christian Knees da Team Milram serão outros corredores a ter em vista.

Outra figura importante que inscreveu-se à última da hora é o russo Denis Menchov (Rabobank), sem dúvida um forte candidato que conta com Laurens Ten Dam como um braço direito ou mesmo uma alternativa.

Quantos aos sprinters em princípio terão quatro oportunidades, Gerald Ciolek ou Andre Greipel (Team Columbia) certamente vencerão uma etapa, Thor Hushovd também está de olho numa, assim como Robert Forster (Gerolsteiner) e Olaf Pollack (Team Volksbank), ou mesmo os australianos Robbie McEwen (Silence-Lotto) e Graeme Brown (Rabobank).

Penso que será uma corrida onde se decidirá no contra-relógio e que irá provar quem está em melhor forma nesta altura de transição, todavia será muito difícil alguém conseguir vencer o super motivadíssimo Jens Voigt.
Caisse d’Epargne, Gerolsteiner e Rabobank trazem equipas fortes mas até agora, esta edição está marcada pela ausência dos conterrâneos Stefan Schumacher, Andreas Kloden e Erik Zabel que trocaram-na pela Vuelta.

No prólogo de hoje o vencedor foi Brett Lancaster (Team Milram), em 2º Gustav Larsson (Team CSC) e Andre Greipel (Team Columbia) em 3º lugar.


Startlist.

Declarações de Jens Voigt sobre a corrida.

Análises sobre a Volta a Alemanha: Equipas, Candidatos.

Site oficial.

Podem ver em directo na internet no cyclingfans.com, tem lá uns links.


Nenhum comentário: