sábado, agosto 30

Será a terceira para Alberto Contador?


O principal candidato tal como está demonstrado na votação ao lado é sem dúvida Alberto Contador, o espanhol tem nesta edição oportunidade de entrar para um lote restrito de corredores que conseguiram vencer as três Grandes Voltas, entre eles Eddy Merckx, Jacques Anquetil, Bernhard Hinault e Felice Gimondi.


Venceu o Giro de Itália preparando-se na praia (como eu gosto desta piada!), mas a Vuelta foi sempre a sua aposta nesta época depois da exclusão da Astana do Tour. Contador talvez não saia muito beneficiado em relação aos seus directos adversários pois há muito mais montanha que contra-relógio, no entanto terá uma ajuda enorme caso tenha um dia mau. Andreas Kloden e Levi Leipheimer, ambos já vice-campeões no Tour de France são alternativas credíveis ao espanhol. Os dois com uma época regular, Levi Leipheimer com a vitória no Tour de Califórnia e agora uma recente na Clássica de Los Puertos, bem como Andreas Kloden ao vencer o Tour de Romandie mas uns furos abaixo no Giro de Itália, penso que passou uns dias adoentado. Quanto a Contador e Leipheimer ambos parecem estar em boa forma pois tiveram bons desempenhos nos Jogos Olímpicos no entanto a forma de Kloden ainda é desconhecida.


Será o ano de Carlos Sastre?
Foto cedida por John Pierce / PhotoSport International


O principal adversário de Contador talvez seja Carlos Sastre, o espanhol sempre se dá bem na corrida do seu país pois por duas vezes acabou no pódio. Ao contrário do Tour, a Team CSC-Saxo Bank não está só focada na vitória da geral, traz vários corredores à procura de vitórias de etapa mas tanto Inigo Cuesta como Jurgen van Goolen serão boas ajudas para Sastre na alta montanha.

Será um duelo interessante entre estes dois, Sastre vai sentir na pele o que Cadel Evans sofreu no Tour de France, a Astana apresenta-se como a equipa mais forte e com várias hipóteses à luta pela vitória, será uma dor de cabeça para os adversários.

Outro eterno candidato é Alejandro Valverde mas depois de mais um decepcionate Tour de France, o especialista em Clássicas quer deixar de vez os pódios e passar à vitória na Vuelta. Talvez seja preciso um incentivo destes, para que o espanhol ganhe confiança e deslumbre num Tour de France, mas até lá é ver para crer. David Arroyo, Daniel Moreno e Joaquim Rodriguez Oliver serão ajudas importantes bem como poderão ambicionar por etapas também. Valverde não demonstra muita confiança pois tem tido uma época muito longa mas com alguns triunfos importantes, no entanto o espanhol é rápido e talentoso e a montanha é um dos seus terrenos.

Damiano Cunego já não tem muito tempo para se assumir como um real candidato à vitória de Grandes Voltas. Uma aposta no Tour de France fracassada, uma verdadeira desilusão para os seus seguidores, tem aqui no entanto uma óptima oportunidade para se desforrar. Uma Vuelta à sua medida cheia de montanha e se não for aqui, não sei onde o italiano poderá ter êxito. Estou a ver que é o próximo Valverde à procura de uma vitória no Tour de France, mas também sem qualidade para tal, veremos isso nesta Vuelta.

Estes penso que serão os que poderão ambicionar pela vitória, no entanto nomes como John Gadret, Yaroslav Popovych, Mikel Astarloza, Ezequiel Mosquera, Sandy Casar, Evgeni Petrov e Carlos Barredo deverão ambicionar por um top10 e juntar-se aos anteriores nas etapas de montanha.


A Astana quer entrar com o pé direito vencendo o prólogo, um contra-relógio por equipas
de 7km e bastante técnico.

Foto cedida por John Pierce / PhotoSport International


Destaque ainda para dois corredores que apesar do seu valor já reconhecido, o factor juventude poderá ditar boas supresas.

Falo do trepador holandês Robert Gesink que este ano confirmou o seu valor ao ombrear com os melhores do mundo na alta montanha de França (Dauphiné Liberé). Estreia-se aqui numa Grande Volta a liderar a Rabobank, e vem de uma boa forma onde foi 10º em ambas as corridas dos Jogos Olímpicos. Estou curioso para vê-lo em acção, espero alguns ataques bem como um top 10, mas o facto de ser a sua primeira vez numa corrida desta dimensão, pode-lhe custar erros graves.

Não tão jovem e com provas dadas nesta corrida, o basco Igor Antón Hernandez lidera ao lado de Astarloza a equipa da Euskaltel Euskadi. Um notável trepador que tem evoluído progressivamente, confirmando-o com um 3º lugar na Geral do Tour de Suisse. Espero uma vitória na alta montanha e que ultrapasse o 8º da Geral na Vuelta anterior.

Startlist.

Entrevista a Alberto Contador. Quem é Alberto Contador?

Passem pelo PEZCycling pois tem lá uns artigos sobre a Vuelta interessantes.

Alguns vídeos do youtube de Vueltas anteriores.


Na Volta à Alemanha a Team Columbia venceu a etapa rainha, Linnus Gerdeman venceu no alto do Hochfügen seguido do companheiro de equipa Thomas Lokvist. Um fantástico desempenho do alemão que parece já estar recuperado da grave queda no Tirreno Adriático que lhe deixou parado mais de metade da época.

Na Volta à Irlanda, Mark Cavendish venceu três etapas consecutivas!!


Nenhum comentário: