quinta-feira, setembro 11

Bettini - Shumacher

Ao que parece a Quick Step "trocou" Paolo Bettini por Stefan Schumacher. Pelo menos foi esta a interpretação que o italiano teve quando soube que a equipa belga tinha contratado o ciclista alemão à Gerolsteiner. Ora, estando nós a falar de dois ciclistas semelhantes mas com algumas diferenças torna-se pertinente reflectir sobre a qualidade da decisão tomada pela Quick Step.

Em primeiro lugar analisemos as características dos atletas:

- Schumacher é um ciclista mais completo que Bettini, que consegue defender-se bem na média e, dependo da motivação que tenha, na alta montanha. Tem uma ponta final interessante na ausência dos puros sprinters e tem-se vindo a afirmar como um dos melhores especialistas no contra relógio. A sua grande especialidade é, no entanto, as provas de um dia, as quais é quase sempre candidato a vencer.

- Bettini é um ciclista que se tem vindo progressivamente a transformar, para além de um bom ciclista em provas de um dia, um bom ciclista também em provas de 3 semanas, nas quais tem obtido algumas vitórias. É ainda mais rápido do que Schumacher apesar de não ter tanto valor quer na montanha quer nos cronos. Conta já com uma vasta experiência o que faz com que o seu apogeu ainda não tenha acabado.

Resumindo, apesar de Schumacher ser um ciclista mais completo que o italiano, é raro conseguir vitórias importantes. Este facto é, na minha opinião, decorrente de o alemão ser um corredor excessivamente completo, faltando-lhe uma especialização numa área que lhe granjeie vitórias. Bettini é um corredor que se tem vindo a mostrar progressivamente mais rápido mas que não perde as suas boas capacidades para as provas de um dia. Todos os anos tem obtido bastantes e importantes vitórias quer em clássicas, quer em corridas por etapas.

Por fim, na minha opinião, creio que a Quick Step fez mal em "trocar" Bettini por Schumacher (se foi mesmo isto que aconteceu) porque o italiano ainda tem mais uns 2/3 anos ao mais alto nível nos quais poderia dar à Quick Step mais sucessos que os que Schumacher lhe proporcionará. Esta foi uma análise em termos meramente desportivos já que não possuo dados para dissertar acerca das questões financeiras por trás do negócio.

Nenhum comentário: