terça-feira, setembro 9

Bobby Julich irá retirar-se em 2009, talvez mude apenas de função na Team CSC.


Não podia deixar de falar deste abandono pois corredores destes fazem falta, Bobby Julich irá deixar o ciclismo pelo menos só na estrada, esperemos. No início de carreira chegou a ser aclamado como o próximo Greg Lemond quando acabou em 3º no Tour de France de 1998, fez antes parte da Mottorola em 1996 sendo companheiro de Lance Armstrong mas uma taquicardia supraventricular detectada levou-o a parar quase um ano devido ao tratamento.


Depois desse Tour a sua carreira nunca mais foi a mesma consequência de muitas azares (queda no Tour e Vuelta de 1999), nessa altura Julich andou por equipas francesas, primeiro na Cofidis onde chegou a esse pódio no Tour, depois mudou-se para a Credit Agricóle onde conheceu um dos seus melhores amigos, Jens Voigt. No entanto foram anos discretos onde pessoalmente realizou poucos objectivos, o único de relevância foi mesmo a vitória no contra-relógio por equipas no Tour de 2001 frente à poderosas Team Deutsche Telekom e US Postal. Tão negro que foi que em 2003 esteve quase para se retirar do ciclismo, encontrava-se desmotivado pois os resultados eram fracos mas com um empurrãozinho de Voigt, finalmente encontrou a equipa que procurava há muito tempo, a Team CSC.


Ao fim de 15 anos como profissional Bobby Julch irá deixar a competição.
Fotos cedidas por: Capture-the-Peloton

Telefonou à sua mulher no fim da primeira reunião e disse-lhe “que esta era a equipa”, coisa que não retira ao fim destes anos. A verdade é que na primeira época foi medalha de bronze no contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Atenas , e em 2005 venceu o Criterium International e o Paris Nice terminando em oitavo no ranking Mundial da UCI. Nos últimos anos assumiu um papel mais discreto trabalhando para a sua equipa, tanto na estrada como transmitindo a sua experiência aos mais novos. No Tour 2004 parecia estar em boa forma mas mais uma vez uma queda o deixou de rastos, vê-se bem no filme “Overcoming” o que sofreu nesse Tour para concluí-lo. É então nos bastidores que Julich parece ser bastante útil, assim o é que Bjarn Riis já lhe ofereceu um cargo na Team CSC, talvez seja o substituto do manager Scott Sunderland que deixa a CSC para ser o director desportivo da Team Cervelo.

Mais um da geração Armstrong que teve como Greg Le Mond a sua grande referêcia, agora só falta mesmo George Hincapie arrumar as botas, mas esse pelo menos mais um ano ainda correrá.

No entanto parece que Armstrong irá voltar!!! É verdade, ou melhor existe o rumor disso, eu sinceramente não acredito, é ver para crer. Astana já desmentiu que tenha algum contacto com Armstrong.


Blog de Bobby Julich.

Nenhum comentário: