quinta-feira, setembro 18

Casos de Doping na Volta a Portugal (ou inexistência deles)

Sei que a Volta já terminou há algum tempo mas só ontem foi publicada esta notícia pelo que me parece pertinente abordar hoje o seu conteúdo. Eis um excerto:

"O Laboratório de Análises e Dopagem (LAD) realizou 86 controlos antidoping durante a 70.ª Volta a Portubal em bicicleta sem que a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) tenha sido notificada de qualquer resultado positivo relativamente a substâncias proibidas." (fonte: Record)

Em primeiro lugar delicia-me ver a disparidade com que a comunicação social aborda o tema do doping. Compreendo perfeitamente que cada caso positivo seja noticiado separadamente e lhe seja dado alguma relevância já que, na maioria das vezes, há "histórias" por trás desses casos. Agora é-me complicado aceitar que não apareça pelo menos uma peça nos noticiários (visando mais as televisões) a informar que não foi efectuado nenhum controlo positivo na prova mais importante do ciclismo português.

Após terminar a leitura do artigo decido ir ler as opiniões que alguns leitores deixaram acerca do assunto e deparo-me com uma totalmente incoerente no seu conteúdo. Basicamente o leitor dizia que achava pouco terem-se efectuado apenas 86 controlos sobretudo quando houve ciclistas que ganharam duas etapas, tendo sido controlados mais vezes.

Quando cheguei ao final do (felizmente) curto comentário penso: então mas o objectivo de quem toma doping é ficar em primeiro ou sou eu que estou enganado? Em cada tirada é controlado o camisola amarela, o vencedor da etapa e mais alguns ciclistas seleccionados à sorte. Não estou seguro se também são controlados os portadores das diferentes camisolas e os restantes primeiros classificados na etapa.

Imaginemos que os controlos são feitos aos ciclistas referidos na primeira situação. Teremos 11 controlos durante a Volta aos vencedores das etapas, mais 11 aos líderes da geral e, supondo que são 3 os ciclistas sorteados por etapa, mais 33. Isto totaliza um total de 55 controlos e já foram controlados todos os ciclistas que assumiram uma posição de destaque na Volta quer porque foram os líderes da corrida, quer porque venceram etapas.

Como a principal consequência do doping em termos desportivos é anular a verdade desportiva, vemos que, se alguém utilizou substâncias dopantes, acabou por não beneficiar muito com isso nem por influenciar os resultados finais da prova.

Nenhum comentário: