terça-feira, outubro 28

Djamolidine Abdoujaparov

Não se assustem com o título!
Apesar do esquisito nome este é um dos ciclistas que me faz ter pena de não ter nascido uns anos mais cedo só para o poder ver sprintar. Mas como não nasci, decidi hoje fazer um post sobre ele, em parte por estarmos no final da temporada e com pouco para falar, mas também por ser justo fazer uma menção a um dos mais proeminentes sprinters da sua geração.

Biografia

Abdoujaparov nasceu no Usbequistão no dia 28 de Fevereiro de 1964. "The Tashkent Terror" ("O Terror de Tashkent*") foi a sua alcunha como ciclista devido à sua ferocidade nos sprints. De facto, o seu estilo pouco ortodoxo motivou inúmeras quedas.

Uma das suas rivalidades mais intensas foi protagonizada com Laurent Jalabert na disputa pela camisola dos pontos da Volta a França: em 1991, ganhou Abdoujaparov; em 1992, Jalabert; em 1993 e 1994 de novo Abdoujaparov; por fim, em 1995, ganhou Jalabert.

A sua última vitória no Tour data de 1996 quando se aproveitou de uma fuga para vencer uma etapa acidentada. No ano seguinte, decidiu retirar-se da competição ao mais alto nível.

*capital usbeque

Fonte: wikipedia.org

Acerca de Djamolidine Abdoujaparov:
- tributo
- duelo com Zabel
- grande queda
- artigo sobre a sua última vitória na Volta a França (inglês)

6 comentários:

SempreNaRoda disse...

Para quem quiser saber ainda mais sobre este sprinter, o CN fez este ano uma reportagem sobre ele.

http://www.cyclingnews.com/features.php?id=features/2008//tour08_seeking_abdoujaparov_1

Anônimo disse...

eu estou com 35 anos, meu pai foi ciclista amador, então sempre acompanhei corridas, e o JAPAROV pra mim foi um dos melhores sprynter que já apareceu !!!
abraço

carneiro disse...

até arrepia vê-los sem capacete...

Anônimo disse...

Também gostava de o ter visto competir mas já não vim a tempo.
Realmente é verdade; aquela queda, àquela velocidade, sem capacete e não lhe ter acontecido algo muito grave... que sorte!

Edi disse...

Japarov era conhecido também como ZIGUE-ZAGUE!ele é dono de um dos acidentes mais "espetaculares"no ciclismo,acontecido no TOUR 91.forte abraço

Anônimo disse...

Esta semana tem sido curta em termos de tempo para mim mas hoje à noite farei um post.
Obrigado pela compreensão.