terça-feira, novembro 4

Desilusões de 2008

Para além dos dissabores dos casos de doping tive outros em relação a alguns corredores devido às suas fracas prestações. Alguns porque os anos já lhe vão pesando, outros, simplesmente porque correu mal.


Yaroslav Popovych: Um dos corredores mais abaixo das expectativas nesta época, e certamente estarão de acordo. Até acabou no pódio no Paris-Nice, apesar de dar logo sinais de fraqueza na subida ao Monte Ventoux. No seu principal objectivo, desapareceu. Onde andava o ucraniano quando o seu chefe Cadel Evans estava sozinho no meio do trio da CSC?
Mais, líder da Silence Lotto na Vuelta sabem se chegou a acabar? Sim, foi 52º na geral...

Algo de Positivo: 3º na Classificação Geral do Paris Nice.


Danilo Napolitano: O sprinter italiano teve dois anos anteriores em crescendo o que previa uma época pleno de vitórias. E até teve alguns sprints bem sucedidos no início da época, um no Tour do Qatar e na Volta a Comunidade Valencia.
É verdade que nunca obteve muitas vitórias em grandes palcos, mas uma ou outra lá ia conseguindo e pelo menos dava muita luta aos que lhe ganhavam. Este ano, não foi ao Giro, faltou também ao Tour e resolveu vir aqui roubar algumas etapas aos nossos sprinters. Aparentemente em boa forma mudou-se para o país vizinho mas não fez nada de especial, um 4º lugar de etapa foi o melhor que conseguiu na Vuelta. Sem Benatti este ano, Napolitanno teve uma óptima oportunidade de se tornar um dos patrões da Lampre, mas falhou.


Algo de Positivo: duas vitórias na Volta a Portugal.
Foto cedida por: Rui Quinta/Ciclismo Digital

Leif Hoste: Sem vitórias esta época. Ok, nunca foi um corredor de vitórias mas geralmente de bons resultados. Nas clássicas de paralelo onde liderou uma das principais equipas neste tipo de corridas, fracassou. No Tour de Flandres o azar bateu-lhe à porta (furo) acabando apenas dentro do top 20, mas no Paris-Roubaix também não foi além de um 6º lugar. Mais não podia pedir ao seu companheiro Van Summeren quando perseguiu O’Grady e Devolder que andavam em fuga, todavia depois desta terminada e quando Boonen fez a selecção com um poderoso ataque, Hoste não resistiu e ficou para trás. Mais tarde, o Eneco Tour poderia ser outro trunfo para este excelente contra-relogista, mas passou ao lado. Enfim, para um corredor destes o balanço da época define-se em Março e Abril, onde esteve muitos furos abaixo. Assim sendo Philippe Gilbert estará ao seu lado em 2009.

Christophe Moreau: Um exemplo de um corredor que já devia ter deixado o ciclismo profissional quando saiu da AG2r em 2007. Já nesse ano tinha dado algumas más indicações depois do seu pior Tour mesmo depois de ter vencido o Dauphiné Liberé. Mas em 2008 como líder da Agritubel ficou mais uma vez manchado quando desistiu do Tour numa altura em que a caça ao doping andava ao rubro. Para além disso em 2008 limitou-se a acumular quilómetros nas pernas.

Algo de Positivo: vencedor da camisola da montanha na Volta Ciclista a Catalunya.


Mais alguém? Eu diria Filippo Pozzato, mas em relação a este talvez não haja tanta unanimidade.

3 comentários:

aavf disse...

O Zubeldia irreconhecível depois de tantos top 10 no Tour. Barredo também fez top 10 na Vuelta 2007 e este ano foi banal nas montanhas, são os que me lembro por agora.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
SempreNaRoda disse...

Sr./a Mafaldinha, você lá tem as suas razões para andar a denegrir a imagem de outras pessoas, mas vá fazer para outro lado. Aqui não.